MÓDULO 1

Políticas inclusivas e medidas educativas para alunos com Necessidades Educativas Especiais



ATIVIDADE do Módulo1

Em anexo, segue a ligação para a atividade 1 do  Grupo "Santarém", constituído por: Elsa Videira, Isabel Perdigão e Teresa Guardão .

A atividade foi elaborada com recurso à ferramenta MINDOMO e pode ser visualizada em:

http://www.mindomo.com/mindmap/decreto-lei-n32008-7-de-janeiro-7c90c90f998341c79cacefcf142c8a3d




Comentário Temático do Módulo 1

Olá colegas!
A inclusão educativa vem sendo discutida a nível internacional, desde há muito.
A Declaração de Salamanca foi publicada em 1994, resultante de uma conferência sobre Educação Especial promovida pela Unesco e é o grande marco para a Educação Inclusiva. A declaração incide sobre os princípios e práticas na área das Necessidades Educativas Especiais e propôs um conjunto de recomendações aos governos sobre as necessidades e a urgência de garantir uma educação às crianças, jovens e adultos com NEE, no quadro do sistema regular de educação.
Posteriormente, em 2008, o Ministério da Educação publica o Decreto-lei 3/2008, diploma de orientação para a Educação Especial, que impulsiona a matrícula de alunos com NEE na escola regular e estabelece as medidas educativas a adotar.


Pese embora, os princípios, políticas e medidas inclusivas que têm sido decretadas, em meu entender, persistem ainda algumas barreiras; falta de meios/recursos/formação, barreiras arquitetónicas e atitudinais que dificultam uma plena inclusão. A mudança de mentalidades/atitudes é fundamental e sem mudança que contribua para atenuar receios e dê segurança à implementação de novas práticas, dificilmente teremos uma escola de todos e para todos, uma escola que responda a todos os alunos independentemente das suas condições físicas, sociais, étnicas, religiosas, linguísticas, ou outras; que aceite as diferenças, que apoie as aprendizagens, promovendo uma educação diferenciada que responda às necessidades individuais.








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