Políticas inclusivas e medidas educativas para alunos com Necessidades Educativas Especiais
ATIVIDADE do Módulo1
Em anexo, segue a ligação para a atividade 1 do Grupo "Santarém", constituído por: Elsa Videira, Isabel Perdigão e Teresa Guardão .
A atividade foi elaborada com recurso à ferramenta MINDOMO e pode ser visualizada em:
Comentário Temático do Módulo 1
Olá colegas!
A inclusão educativa vem sendo discutida a nível
internacional, desde há muito.
A Declaração de Salamanca foi publicada em 1994, resultante de uma
conferência sobre Educação Especial promovida pela Unesco e é o grande marco para
a Educação Inclusiva. A declaração incide sobre os princípios e práticas na
área das Necessidades Educativas Especiais e propôs um conjunto de recomendações
aos governos sobre as necessidades e a urgência de garantir uma educação às
crianças, jovens e adultos com NEE, no quadro do sistema regular de educação.
Posteriormente, em 2008, o Ministério da Educação publica o Decreto-lei 3/2008,
diploma de orientação para a Educação Especial, que impulsiona a matrícula de
alunos com NEE na escola regular e estabelece as medidas educativas a adotar.
Pese embora, os princípios, políticas e medidas inclusivas que têm sido decretadas,
em meu entender, persistem ainda algumas barreiras; falta de meios/recursos/formação,
barreiras arquitetónicas e atitudinais que dificultam uma plena inclusão. A
mudança de mentalidades/atitudes é fundamental e sem mudança que contribua para
atenuar receios e dê segurança à implementação de novas práticas, dificilmente
teremos uma escola de todos e para todos, uma escola que responda a todos os
alunos independentemente das suas condições físicas, sociais, étnicas,
religiosas, linguísticas, ou outras; que aceite as diferenças, que apoie as aprendizagens,
promovendo uma educação diferenciada que responda às necessidades individuais.
Sem comentários:
Enviar um comentário