MÓDULO 3

DESENHO UNIVERSAL da APRENDIZAGEM


ATIVIDADE do Módulo 3



Em anexo, segue a ligação para a atividade 3 do  Grupo "Santarém", constituído por: Elsa Videira, Isabel Perdigão e Teresa Guardão .

A atividade "WebQuest: As Plantas com flores" foi elaborada com recurso à ferramenta, Zunal utilizando a metodologia de webquest e pode ser visualizada em: 





Comentário Temático do Módulo 3

A propósito do tema em discussão e fazendo uma retrospetiva, a minha experiência enquanto aluna foi muito diferente do que é hoje; usava bata, as turmas eram constituídas só por raparigas ou só por rapazes, os pátios do recreio também eram separados e não nos podíamos encontrar, vigorava o ensino industrial e comercial mais direcionado para a atividade profissional e o ensino liceal, para quem prosseguia estudos. O modelo era uniformizado, éramos todos “iguais” apesar de sermos todas diferentes…as aulas eram expositivas, (iguais para todos, como se de um, apenas se tratasse) com testes de avaliação (assim chamados), algumas fichas informativas e o livro/manual como principal e por vezes único recurso.
O ensino era muito centrado no professor, como sendo o “detentor do saber” que transmitia (debitava) os conhecimentos - ensinava o mesmo a todos, sempre de igual forma e com os mesmos materiais -  e os alunos mais não eram do que sujeitos passivos, pouco estimulados a terem iniciativa ou criatividade.
Hoje, vivemos uma nova realidade. Estamos perante uma era de mudança e de renovação pedagógica As turmas são cada vez mais heterogéneas; a tarefa atual da escola é conseguir reconhecer as diferenças, não só culturais mas também ao nível dos diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, de interesses e de capacidades, na pluralidade dos seus alunos, e encontrar estratégias de adaptação e desenvolvimento que a todos respeite e a todos inclua. 
Neste contexto, o Desenho Universal da Aprendizagem proporciona através dos seus princípios, modos múltiplos de apresentação, ação e expressão e autoenvolvimento. Através destes princípios os alunos compreendem melhor o “quê”, o “como” e o “porquê” das suas aprendizagens, as quais se tornam mais significativas. Reconhece que cada aluno é único e processa informações de forma diferente e oferece igualdade de oportunidades para aprenderem.    

COMENTÁRIO VARK
A realização do questionário VARK permitiu-me obter os seguintes resultados:
·         Visual : 9
·         Auditiva:  5
·         Leitura/Gravação:  6
·         Cinestésica:  11
Deste modo o meu estilo de aprendizagem é considerado “multimodal”, ou seja, tenho preferência por diversos canais de acesso à informação. Segundo a descrição dos resultados VARK, 60% da população encaixa-se no perfil de funcionalidade “multimodal”, necessitando da combinação das diferentes estratégias para aprender de modo mais eficiente.






Sem comentários:

Enviar um comentário