DESENHO UNIVERSAL da APRENDIZAGEM
Em anexo, segue a ligação para a atividade 3 do Grupo "Santarém", constituído por: Elsa Videira, Isabel Perdigão e Teresa Guardão .
A atividade "WebQuest: As Plantas com flores" foi elaborada com recurso à ferramenta, Zunal utilizando a metodologia de webquest e pode ser visualizada em:
Comentário Temático do Módulo 3
A propósito do tema em discussão e fazendo uma retrospetiva,
a minha experiência enquanto aluna foi muito diferente do que é hoje; usava
bata, as turmas eram constituídas só por raparigas ou só por rapazes, os pátios
do recreio também eram separados e não nos podíamos encontrar, vigorava o
ensino industrial e comercial mais direcionado para a atividade profissional e
o ensino liceal, para quem prosseguia estudos. O modelo era uniformizado, éramos
todos “iguais” apesar de sermos todas diferentes…as aulas eram expositivas,
(iguais para todos, como se de um, apenas se tratasse) com testes de avaliação
(assim chamados), algumas fichas informativas e o livro/manual como principal e
por vezes único recurso.
O ensino era muito centrado no professor, como sendo o “detentor do saber”
que transmitia (debitava) os conhecimentos - ensinava o mesmo a todos, sempre
de igual forma e com os mesmos materiais - e os alunos mais não eram do que sujeitos passivos,
pouco estimulados a terem iniciativa ou criatividade.
Hoje, vivemos uma nova realidade. Estamos perante uma
era de mudança e de renovação pedagógica As turmas são cada vez mais heterogéneas; a tarefa atual da escola é conseguir reconhecer as diferenças, não só
culturais mas também ao nível dos diferentes ritmos e estilos de aprendizagem,
de interesses e de capacidades, na pluralidade dos seus alunos, e encontrar
estratégias de adaptação e desenvolvimento que a todos
respeite e a todos inclua.
Neste contexto, o Desenho Universal da Aprendizagem proporciona através
dos seus princípios, modos múltiplos de apresentação, ação e expressão e
autoenvolvimento. Através destes princípios os alunos compreendem melhor o “quê”, o “como”
e o “porquê” das suas aprendizagens, as quais se tornam mais significativas. Reconhece que cada
aluno é único e processa informações de forma diferente e oferece igualdade de
oportunidades para aprenderem.
A realização do questionário VARK permitiu-me obter os
seguintes resultados:
·
Visual : 9
·
Auditiva:
5
·
Leitura/Gravação: 6
·
Cinestésica:
11
Deste modo o meu estilo de aprendizagem é considerado
“multimodal”, ou seja, tenho preferência por diversos canais de acesso à informação.
Segundo a descrição dos resultados VARK, 60% da população encaixa-se no perfil
de funcionalidade “multimodal”, necessitando da combinação das diferentes estratégias
para aprender de modo mais eficiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário