MÓDULO 2


ACESSIBILIDADES  WEB e TECNOLOGIAS de APOIO




ATIVIDADE do Modulo 2

Em anexo, segue a ligação para a atividade 2 do  Grupo "Santarém", constituído por: Elsa Videira, Isabel Perdigão e Teresa Guardão .

A atividade "Leitura funcional - A Bibi põe a mesa" foi elaborada com recurso à aplicação livre de comunicação com símbolos, Picto Selector e pode ser visualizada em:

https://drive.google.com/folderview?id=0B4tOczTgOQzba0owQjBubjJ0VkE&usp=sharing




Comentário Temático do  Módulo 2

Considero que o tema Acessibilidade Web e Tecnologias é um desafio que se coloca a todos nós, uma vez que, no meu entender, não nos podemos alhear da constante evolução tecnológica. Para isso é necessário uma aprendizagem e uma atualização constante. A utilização de recursos tecnológicos obriga a reformular a prática docente e requer do professor preparação para a utilização de novas ferramentas.
Quando falamos em Tecnologias de Apoio, para muitos, a utilização desses recursos tecnológicos constitui a única forma de realizar atividades tão básicas como: comunicar, brincar, aprender ou trabalhar. A utilização das tecnologias com crianças/jovens com NEE facilita a inclusão e permite uma intervenção mais diferenciada, possibilita a colaboração e a partilha do conhecimento, além de diferentes formas de aceder à informação.
Trabalho com alunos que apresentam limitações cognitivas diversas e perante os recursos utilizados na sala de aula, verifico que o uso do computador tem sido muito importante para uma maior autonomia, o sucesso e o desenvolvimento integral de alguns dos alunos.

Já acompanhei um aluno com Paralisia Cerebral, que se deslocava em cadeira de rodas pelos espaços escolares, com défice de autonomia na área da escrita, uma vez que escrevia de forma muito lenta e em tamanho muito reduzido o que comprometia a sua aprendizagem e que em contexto de sala de aula utilizava o Microsoft Equation Editor e o GeoGebra, para melhorar as suas aprendizagens. 



Sem comentários:

Enviar um comentário